Mensagens de prevenção ao suicído foram colocadas em passarela da Rodovia Presidente Dutra.

01.10.2018

 

 

Mensagens espalhadas pela passarela da Rodovia Presidente Dutra, próxima do Internacional Shopping, chamaram a atenção dos pedestres que circulam pelo local. Os bilhetes presos com fitilho nas grades da passarela traziam frases motivadoras que levam à um momento de reflexão e podem ser cruciais exatamente no momento que uma pessoa decide tirar a própria vida.
Internacionalmente conhecida como “Setembro Amarelo”, a campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio, foi realizada em Guarulhos pelo Vereador Rafa Zampronio e por sua equipe de assessoria. 
“À princípio, os bilhetes eram distribuídos apenas para quem visitava o meu escritório, mas senti a necessidade de que essa mensagem chegasse até quem realmente precisa, no momento em que a pessoa decide cometer o ato.”, reforça Rafa.
Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte.
A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. Essa é uma das metas do Setembro Amarelo, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014.
Um fato que chamou a atenção é que enquanto os recados eram amarrados, diversas pessoas se sensibilizaram com a atitude, e passaram a ajudar, várias inclusive escreveram recados com a própria mão, dizendo que gostariam de que fossem lidos por pessoas que precisassem de ajuda.
O suicídio é um problema de saúde pública causado, principalmente, pelo desconhecimento das pessoas sobre as suas causas e os tratamentos para evitar que ele aconteça. Muitas vezes, familiares e amigos não reconhecem os sinais de que alguém querido vai tirar a própria vida. Muitas vezes, a própria vítima não entende que precisa de ajuda e acaba se afundando cada vez mais em uma solidão desesperadora. Por isso, é preciso falar sobre suicídio e discutir a depressão abertamente. Segundo o organizador da ação, esses bilhetes trazem um alerta de que é necessário procurar ajuda.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos de suicídio poderiam ser prevenidos se a pessoa buscar ajuda e se tiver a atenção de quem está à sua volta.

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Eventos e Notícias
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload